A aplicação do papel de parede deve ser feita por um profissional especializado.
Listamos abaixo algumas orientações para a obtenção de um bom resultado final:
- Antes de cortar e aplicar o papel, o mesmo deve ser analisado no seu todo (todos os rolos), visando verificar possíveis defeitos.
- Todos os materiais utilizados devem estar limpos e secos, para evitar qualquer mancha ou sujeira;
- O chão deve ser forrado com plástico, para evitar que respingos de cola sujem tapetes ou outras superfícies;
- A cola utilizada deve ser específica para papel de parede, pois ela tem todas as propriedades necessárias para que o papel fique bem colado;
- A parede deve estar bem preparada para receber o papel: limpa, sem umidade, sem gordura, sem imperfeições ou rachaduras e bem lixada;
- Verificar a tinta ou outro material que está aplicado na parede. Em caso de tinta acrílica é necessário lixar a parede e em seguida tirar bem o pó;
- O revestimento não se fixa em paredes pintadas com tintas a base de cal, tintas acrílicas diluídas em solvente, tintas a base de óleo ou em epóxi; madeiras envernizadas têm que ser lixadas;
- Paredes pintadas com cores fortes podem retratar a imagem se o papel for branco ou de cor clara.
Papéis Duplex: São os revestimentos feitos 100% de celulose. Podem ter uma ou duas camadas de papel. São mais sensíveis e limpáveis com pano seco. Não são passíveis de limpeza com água, que pode desgastar a estampa e inutilizá-los. Não utilize abrasivos para a limpeza.
Papéis Vinilizados: São papéis com base celulose que possuem aplicação de uma camada fina de vinil sobre a estampa. São limpáveis com pano seco. Não são passíveis de limpeza com água, que pode desgastar a estampa e inutilizá-los. Não utilize abrasivos para a limpeza.
Vinílicos e/ou Emborrachados: O acabamento vinílico, independente da base, dá uma resistência maior ao papel. Esses papéis aceitam limpeza com pano umedecido. Para limpar sem correr o risco de danificar, basta passar um pano úmido (sem esfregar) e usar detergente ou sabão neutro.
TNT: Esses papéis possuem base composta de fibras têxteis + celulose. Aceitam limpeza com pano seco ou levemente umedecido, sem friccionar (esfregar). Não utilize abrasivos para a limpeza.
Metalizados: São papéis feitos ou por uma camada de metal entre a base e a tinta ou através da utilização de tintas com pigmentos metálicos. São limpáveis com pano seco. Não são passíveis de limpeza com água, que pode desgastar a estampa e inutilizá-los. Não utilize abrasivos para a limpeza.